Sensor de umidade para areias e agregados

Saiba mais sobre Sensor de umidade para areias e agregados

A aplicação de sensores de umidade para areias e agregados utilizados na construção civil, garante que o fator água x cimento seja constante em todas as etapas de produção do concreto. Pode-se corrigir o peso de cada agregado, uma vez que se saiba a quantidade de água existente em cada um deles.
Os sensores de umidade também reduzem erros, perdas e custos de produção; diminuem o desvio padrão da variação de resistência do concreto e da peça moldada; aumentam a confiabilidade dos processos produtivos e melhoram a qualidade e coloração dos artefatos.

Esses medidores são aplicáveis em quaisquer tipos de dosadoras de agregados: por pesagem, despesagem, com comportas pneumáticas ou correias extratoras.

Eles garantem que a umidade final do concreto seja sempre a mesma em todos os ciclos de produção.

O uso desses sensores de umidade deve ser integrado às automações das centrais de concreto para que, durante a pesagem do material, sejam feitas as medidas de umidade de cada agregado e a correção de peso.

Para o carregamento do caminhão ou do misturador, já se sabe o teor de água de cada agregado e a adição da água faltante pode ser feita lendo-se o sinal de um hidrômetro ou medidor de vazão ou, ainda, via uma balança.

O uso de sensores de umidade em agregados é importante tanto para a correção da quantidade de água, quanto para a correção da receita.

Na tabela a seguir, há a fabricação de concreto com traço 1 (cimento):10 (agregado fino). Neste exemplo compara-se, na situação 01, a produção de uma mesma receita, sem a correção de umidade, com a situação 02, com o uso de sensores de umidade e a sua respectiva medição e correção e pesagem dos agregados.

Conforme demonstrado na tabela acima, a produção de concreto, na situação 01, exigiria 11 ciclos produtivos (e não 10) para a fabricação de 22.000 kg de concreto.

Este ciclo extra consumiria 200 kg de cimento desnecessariamente. Assim o consumo total de cimento na situação 01 seria de 2.200 kg para a fabricação de 22.000 kg de concreto.

Já, na situação 02, pressupondo-se as devidas correções de peso e umidade, são consumidos 2.000 kg de cimento para a fabricação de 22.000 kg de concreto, ao invés de 20.000 kg, como verificado na situação 01.

Essa correção de pesagem realizada pelos sensores de umidade, justifica o investimento nesse tipo de equipamento, pois o seu retorno é muito evidente!

A figura abaixo apresenta dados típicos de um processo de medição de umidade em agregados. A curva mostra o comportamento de leitura de umidade para um sensor montado abaixo de uma comporta pneumática de central dosadora de agregados.

Para saber mais sobre Sensor de umidade para areias e agregados

Telefone: (19) 3032-1751 (19) 3888-2738

Email: condutiva@condutiva.com.br

Rua José Moreira de Souza, 84 - (Parque das Indústrias) Betel. Paulínia / SP | CEP: 13148-378

Acompanhe as nossas redes sociais

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Condutiva Tecnologia www.condutiva.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×