Saiba mais sobre Sensor de umidade para secadores de areia
Os sensores de umidade para agregados também podem ser aplicados em secadores de areias para auxiliar no controle do processo de secagem.
A eficiência dos secadores de areia depende muito da umidade de entrada do material. Normalmente, nos controles manuais de secadores, a operação está ajustada para uma determinada umidade de trabalho. Se a areia ficar mais seca e isso não for detectado pelo operador, perde-se a eficiência de secagem. Consome-se a mesma quantidade de combustível da situação original de trabalho e não se aumenta o fluxo de material entrando no secador.
Com a instalação de sensores de umidade em tempo real, no fluxo de alimentação do secador, pode-se ajustar em tempo real os parâmetros de trabalho. Assim, com material mais seco, é possível aumentar o fluxo de alimentação do secador e obter maior produtividade para o mesmo consumo de combustível.
Na situação inversa, se a umidade do material aumenta, o sistema ajusta os parâmetros de trabalho para que o fluxo de alimentação seja reduzido. Dessa forma evita-se paradas desnecessárias que são ocasionadas por sobrecarga do secador, que implicam em desligamento de todo o sistema para remoção da areia e reestabelecimento do fluxo de trabalho.
A Condutiva também desenvolveu uma solução que monitora a pressão no secador, a temperatura de saída da areia e a umidade, de forma a otimizar o nível de entrada do material no secador. Consegue-se assim, aumentar a produtividade do secador e evitar paradas desnecessárias por embuchamento.
A automação para secadores de areia requer a regulagem precisa de vários parâmetros de trabalho. Contudo, a presença de sensores de umidade torna este ajuste ainda mais refinado para se extrair o máximo de eficiência na secagem.
Para saber mais sobre Sensor de umidade para secadores de areia
Telefone: (19) 3032-1751 (19) 3888-2738
Email: condutiva@condutiva.com.br
Rua José Moreira de Souza, 84 - (Parque das Indústrias) Betel. Paulínia / SP | CEP: 13148-378